domingo, 8 de setembro de 2013

Tubo de ensaio e resultado #3

Muito se fala por aí da umectação capilar. Até há uns meses atrás não fazia a mínima ideia o que isso era, mas através das leituras via blogosfera (a minha salvação!!) acabei por perceber que esta expressão nada mais é do que uma prática milenar já há muito conhecida pelas indianas para hidratarem o cabelo com óleos naturais. Aliás, o nome a Oriente é banho de óleo, que eu prefiro. E que óleos são esses, perguntam. Pois bem, óleos que não tenham aditivos nem minerais, pois esses dão um bom aspecto momentâneo, no entanto, a longo prazo, impedem a hidratação dos fios. Óleos como o de côco, de argão ou até azeite são ideais para manter a beleza natural dos cabelos. Estes óleos têm que ser dos comestíveis para se ter a certeza que é natural (ou pelo menos mais naturais, que isto somos tão enganados por todo o tipo de indústrias que já não sei se há algo realmente natural... vejam o caso dos azeites).

Este é o que uso, que há em qualquer loja de produtos naturais e dietéticas.

Contudo, pelas pesquisas que fiz, os banhos de óleo só produzem verdadeiro efeito se combinados com massagem ao couro cabeludo, que ajuda a estimular a circulação, favorecendo o crescimento capilar e a regulação da oleosidade natural do nosso couro cabeludo. Em acréscimo, relaxa bastante... Confirmo!

Já que o meu cabelo está tão danificado e seco, ontem decidi experimentar um banho de óleo de longa duração, deixando óleo de côco no meu cabelo durante a noite (fiquei cheirosa... a docinho de côco). Massajei bem toda a cabeça (devem ter sido uns 15 min.), depois passei em cada mecha, não poupando em óleo. Por fim, foi só colocar uma touca e dormir. Podem crer que hoje o cabelo estava bem hidratado e com a definição dos cachos que tanto procuro.

Infelizmente, não sei se há alguma incompatibilidade com o óleo e o meu shampoo (Dr. Organics), já que o cabelo parecia palha depois de o lavar. Só a máscara nutritiva salvou o caso. Agora não sei bem o que fazer, se volto a tentar a umectação com óleo de coco com outro shampoo ou se uso o mesmo shampoo (não tem sulfatos e tenho-me dado bem com ele) mas com outro óleo natural... Mais uma dúvida existencial... Ai vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário