segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pelas colinas do meu cabelo #16

Hoje foi dia de reconstrução. Assim acontece no último fim-de-semana de cada mês, quando faço um tratamento mais intensivo às colinas do meu cabelo. Finalmente consegui encontrar uma rotina que se adequa aos caprichos da minha cabeleira e, também, os produtos mais adequados. O que aqui se regista aplica-se ao que tenho vindo a sentir com os meus cabelos, não sendo uma fórmula milagrosa para a generalidade dos cachos/crespos. Sabemos a especificidade e diversidade dos cabelos encaracolados/crespos (do 2b ao 4c), pelo que convém conhecer bem o nosso cabelo e fazer várias experiências até acertar na mais indicada para o nosso perfil. Eu experimentei muuuuuuuiiiiiitos produtos e muuuuuuiiiitas técnicas (e continuo a experimentar!) e cheguei a estes três produtos no dia da reconstrução:



Primeiro começo com uma massagem capilar com azeite virgem extra, de preferência morno, para hidratar bem o cabelo antes da utilização do produto de limpeza profunda, que neste caso é o champô da Avlon Keracare 1st lather. Só o uso uma vez por mês, antes da reconstrução, por ser muito forte, uma vez que a intenção é limpar os químicos e sujidade que se acumulam ao longo do tempo, não retirados pelos champôs comuns. Sinto que abre bem as cutículas ao sentir o cabelo áspero, o que ajuda na penetração posterior da máscara. Como se vê na imagem, a máscara é a Absolut Repair Lipidium da L'Oreal. É uma máscara de consistência pesada que ao primeiro toque com o cabelo o deixa sedoso. Faço sempre uma massagem mecha a mecha para ajudar a espalhar e penetrar no fio. Apesar de satisfeita, estou ansiosa para que ela acabe, iniciando a busca de uma máscara igualmente boa mas sem amodimethicone, uma vez que estou a reduzir o uso de champô com sulfatos e, como consequência, o uso de silicones. Sugestões aceitam-se de bom grado!

Para terminar em beleza o ritual, também de beleza, do Domingo de manhã, e após deixar a máscara actuar no cabelo com uma toalha aquecida, uso um amaciador super barato (compro sempre em promoção a metade do preço) e fácil de encontrar: o Ultra Suave da Garnier de côco. Espalho sobretudo nas pontas e vou desembaraçando com a minha escova maravilha que tive que pedir à minha querida Mãe, pois descobri que o meu cabelo ficava com menos frizz se penteado por ele (molhado, claro está, pois pentear a seco já sabemos no que vai dar...). Portanto, o truque também é descobrir a vossa alma gémea no universo das escovas: posso dizer que tive sorte e encontrei a minha por acaso, à primeira vista. Sim, é paixão! Como nas relações humanas, a coisa pode não ser assim tão fácil convosco, dada a diversidade desta parafernália, porém, há que insistir e insistir e insistir. Por fim, e depois de dar muito uso à escova, tiro o amaciador com água fria e finalizo com uma caneca de água fria com uma colher de sopa de vinagre de sidra. Primeiro o cheiro faz confusão, no entanto, garanto que depois desaparece. E como envolvo logo a cabeça numa t-shirt velha, a água e o cheiro são logo absorvidos (pobre t-shirt!).

A maravilha acontece quando uso o gel de linhaça (sou fã!!!!!) : colinas de caracóis a ganhar vida e elasticidade! Cansada, mas feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário